Terremotos e Choques Causados pelo Homem
A sismologia – o estudo dos terremotos e ondas símicas – é uma ciência antiga. Ao longo da história as pessoas sempre temeram os terremotos, pois eles estão entre os eventos mais destrutivos da natureza. O maior objetivo de se estudarem terremotos é conseguir prever quando e onde eles irão ocorrer.Nathaly Famiglietti Engenheira Sísmica Sênior
O termo "sísmico" vem de seismos, palavra em grego para terremoto. Os terremotos em sua maioria são causados pelo movimento das rochas ao longo de rachaduras nas profundezas da Terra. Essas rachaduras são conhecidas como falhas. Os terremotos também podem ser causados por vulcões e explosões. Quando ocorre um terremoto, são geradas vibrações no chão que, na forma de ondas, percorrem a Terra. Assim como ondas sonoras viajam no ar, permitindo-nos ouvir, essas ondas sísmicas percorrem um terremoto ou explosão através dos materiais que compõem a Terra.
O primeiro instrumento conhecido projetado para detectar um terremoto foi construído na China em 132 d.C. Esse “sismoscópio” mostrou que o terremoto estava ocorrendo a 650 km dali. No entanto, as pessoas próximas ao sismoscópio não sentiram nenhum movimento! Em 1855, Luigi Palmieri, da Itália, projetou o primeiro dispositivo para registrar não apenas o momento em que ocorreu um terremoto, mas também a intensidade e quanto tempo ele durou.
Em 1880, três cientistas britânicos que trabalhavam no Japão inventaram o primeiro sismógrafo moderno. A invenção de James Ewing, Thomas Gray e Sir John Milne usava um pêndulo para detectar terremotos. Desde essa época, quase 16.000 estações sismográficas foram montadas em todo o mundo para detectar, medir e localizar terremotos. Agora os cientistas podem conseguir informações precisas sobre um terremoto assim que ele ocorrer, mas ainda não são capazes de prever quando ele ocorrerá.
O sismógrafo é um dispositivo ou sistema que registra o movimento do chão durante um terremoto. O sismógrafo pode incluir amplificadores, receptores e um dispositivo de gravação (como um disco de computador ou fita magnética) para gravar os sismogramas. O sismograma é um gráfico que mostra a força com a qual o chão está estremecendo ao longo de um período de tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário