quarta-feira, 30 de março de 2011

SÍSMICA SÊNIOR

Terremotos e Choques Causados pelo Homem

A sismologia – o estudo dos terremotos e ondas símicas – é uma ciência antiga. Ao longo da história as pessoas sempre temeram os terremotos, pois eles estão entre os eventos mais destrutivos da natureza. O maior objetivo de se estudarem terremotos é conseguir prever quando e onde eles irão ocorrer. 
Nathaly Famiglietti Engenheira Sísmica Sênior

O termo "sísmico" vem de seismos, palavra em grego para terremoto. Os terremotos em sua maioria são causados pelo movimento das rochas ao longo de rachaduras nas profundezas da Terra. Essas rachaduras são conhecidas como falhas. Os terremotos também podem ser causados por vulcões e explosões. Quando ocorre um terremoto, são geradas vibrações no chão que, na forma de ondas, percorrem a Terra. Assim como ondas sonoras viajam no ar, permitindo-nos ouvir, essas ondas sísmicas percorrem um terremoto ou explosão através dos materiais que compõem a Terra.

Movimento horizontal 
O sismógrafo registra a intensidade e a duração do movimento horizontal e vertical da Terra durante os terremotos. A grande massa precisa ficar imóvel durante o terremoto (em inércia).
Clique em uma das imagens para ver como isso funciona.
Movimento vertical 
O primeiro instrumento conhecido projetado para detectar um terremoto foi construído na China em 132 d.C. Esse “sismoscópio” mostrou que o terremoto estava ocorrendo a 650 km dali. No entanto, as pessoas próximas ao sismoscópio não sentiram nenhum movimento! Em 1855, Luigi Palmieri, da Itália, projetou o primeiro dispositivo para registrar não apenas o momento em que ocorreu um terremoto, mas também a intensidade e quanto tempo ele durou.
Em 1880, três cientistas britânicos que trabalhavam no Japão inventaram o primeiro sismógrafo moderno. A invenção de James Ewing, Thomas Gray e Sir John Milne usava um pêndulo para detectar terremotos. Desde essa época, quase 16.000 estações sismográficas foram montadas em todo o mundo para detectar, medir e localizar terremotos. Agora os cientistas podem conseguir informações precisas sobre um terremoto assim que ele ocorrer, mas ainda não são capazes de prever quando ele ocorrerá.
O sismógrafo é um dispositivo ou sistema que registra o movimento do chão durante um terremoto. O sismógrafo pode incluir amplificadores, receptores e um dispositivo de gravação (como um disco de computador ou fita magnética) para gravar os sismogramas. O sismograma é um gráfico que mostra a força com a qual o chão está estremecendo ao longo de um período de tempo.

Sismograma  Clique neste exemplo de sismograma para ver a progressão de um terremoto ao longo do tempo. O relógio é disparado (Hora Zero) quando os primeiros tremores são sentidos. Cerca de 36 segundos depois, o tremor fica repentinamente muito mais forte, mas, após 70 segundos, o tremor é novamente bastante reduzido. A amplitude representa a diferença entre o deslocamento máximo de uma onda, 180 mm no sismograma, e o ponto no qual não ocorre nenhum movimento (zero mm).

Nenhum comentário:

CABEÇA DE OSSO

CABEÇA DE OSSO
OSSO

VENDO DIFERENTE...

nesse blog tentaremos criar um ambiente em que toda forma de arte e crítica política e literária possa ser divulgada, especialmente a minha.quem gosta de literatura marginal aqui encontrou um espaço de discussão e criação.mudar idéias e concepções é a pretensão desse hulmide blog.
o que seria da humanidade sem os anormais?
sem os outlaws
o mundo seria destinado e destruído pela mesmice
precisamos de alguém para ver o contrário
quebrar modelos é o modelo
afinal no final das contas
não sobrará nada além da refeição dos vermes
vida longa então a todos desordeiros
arautos da nova era
que pagam o preço da incompreensão por sua criatividade
mas quem quer ser mesmo compreendido ?
pelos bigodes de Nietzsche!
não é esforço sobre humano
comer as orelhas de Van Gogh
beber Bukowski
vomitar Henry Miller
e calçar Artaud

sonhos

sonhos
e pesadelos

SEXO VIRTUAL

SEXO VIRTUAL

mesa da manhã

mesa da manhã

pitagoras

pitagoras
matemática

OUTDOOR

OUTDOOR

MENTE/PSICOCE

roda viva morte volte cão gato vaca humano retorne húmus vivo cresce amadurece procria devanece desaparece mente psicoce

cara

cara
de pedra