Planeta Terra
Os terremotos podem ser em Arkansas Man-Made, alertam os especialistas
Publicado em 01 de março de 2011
| FoxNews.com
O repentino enxame de terremotos em Arkansas - inclusive o maior terremoto a atingir o estado em 35 anos - é muito possivelmente após o efeito da extração de gás natural, alertam os especialistas.
Em questão está uma prática chamada de fraturamento hidráulico, ou "fracking", no qual água é injetada no solo sob alta pressão de fratura da rocha e liberar o gás natural preso dentro dela.
Os geólogos não acredito que o fracking em si é um problema. Mas Steve Horton, um especialista em terremoto na Universidade de Memphis Centro de Investigação e Informação do terremoto (CERI), está preocupado com uma correlação entre o enxame terremoto de Arkansas e um efeito colateral da perfuração: a eliminação de águas residuais nos poços de injeção.
"Noventa por cento dos terremotos que ocorreram desde 2009, foram seis quilômetros dentro destes poços de descarte de água de sal", disse FoxNews.com. O momento é coincidência demais para ser ignorado, disse Horton.
A água salgada é um subproduto comum do processo de fracking, ea solução mais simples é injetar as águas residuais tóxicas para dentro do chão. Mas isso pode lubrificar as rochas que circundam, alertam os especialistas, possivelmente levando a tremores.
"Eles começaram a fazer estes poços de injeção na área que estamos falando em abril de 2009. Desde então, tem havido um aumento na taxa de sismicidade," Horton disse FoxNews.com. "O aumento da taxa de actividade que vimos é temporalmente associados à utilização destes poços de dispor de fluidos no subsolo."
Hanan Mahdi, um sismólogo da Universidade de Arkansas, notou uma conexão semelhante em uma entrevista com o International Business Times. Ela especula que pode haver dois tipos de atividade sísmica na área - um natural e outro causado pelo bombeamento de água de sal no solo.
"As pessoas dizem 'bem, houve terremotos aqui antes que as empresas de gás natural começou, por que seria diferente agora?'", Disse Mahdi. "Realmente, pode ser ambos. Precisamos estudar isso mais e obter uma melhor imagem da geologia aqui."
Os cientistas são lentos para tirar conclusões sobre qualquer assunto, e apesar de anos de especulação, ainda há pouco consenso sobre se a prática está contribuindo para os tremores.
Em 2009, a pequena cidade de Cleburne, Texas, teve o primeiro terremoto registrado no histórico de 140 anos, esta cidade do Texas, rapidamente seguido por outros quatro pouco depois. Foi perfuração de gás natural - que começou em 2001 e trouxe grande prosperidade à Cleburne e outras cidades do Norte do Texas - fazendo com que o terramoto?
"Acho que John Q. Public acha que há uma correlação com a perfuração", o prefeito Ted disse Reynolds. "Nós não tivemos um terremoto registrado na história, e de repente você analisar e há terremotos."
Horton também apontou para terremotos em West Virginia, observando o mesmo padrão de actividade sísmica anormal onde anteriormente não havia nenhuma.
"Isso não é um lugar onde você geralmente tem terremotos", disse FoxNews.com. Quando o West Virginia Petróleo e Gás da Comissão forçou as empresas dispõem para reduzir a sua taxa de injeção e pressão, disse o professor, os terremotos não parece ter se dissipado.
Enquanto o debate continua, a Oil & Gas Arkansas Comissão impôs uma moratória de emergência sobre a perfuração de poços de injeção de novo na área. Poços que estavam ativos antes da moratória, que foi aprovada em dezembro, pode permanecer em operação, no entanto.
De acordo com uma lista publicada no sítio Internet da Comissão, existem atualmente 412 empresas ligadas à indústria de petróleo e gás no estado. Mas há três cavando empresas de gás em sete poços eliminação ativa na área de moratória - três comerciais e quatro não-comercial, Shane Khoury, vice-diretor e conselheiro geral para a comissão, disse FoxNews.com.
Sudoeste da Energia , que anunciou a produção em 2008 de mais de 500 milhões de pés cúbicos de gás natural por dia a partir do estado de Fayetteville xisto, e Chesapeake Energy , opera a poços não-comercial. Telefonemas e e-mails para as duas empresas não foram retornadas imediatamente.
XTO, a terceira empresa, que recentemente foi comprado pela Exxon, disse Khoury. Clarita de funcionamento e Deep Six-Água Eliminação Serviços operar com fins lucrativos poços de saneamento de águas residuais na área também.
Alguns cientistas ainda não se convenceram da ligação entre os poços e da actividade sísmica, como Berkeley Professor Yuen Chi-Wang cujos interesses de investigação incluem a interação da água e os terremotos.
"Um estudo mais detalhado é necessário antes que se possa avaliar claramente se a injeção de água salgada pode ser parcialmente responsável pela terremotos", disse FoxNews.com.
Alguns fatos são claros, entretanto: a atividade sísmica no Arkansas parece estar aumentando ultimamente, dando suporte à teoria de que a perfuração não está tendo um efeito desestabilizador.
Scott Ausbrooks, um sismólogo do Geological Survey Arkansas, disse terremoto de domingo foi recorde no "final" max do que os cientistas esperam que aconteça, fundamentando que o julgamento sobre este enxame e outros no passado. É possível que um terremoto de magnitude variando de 5,0-5,5 poderia ocorrer, mas nada mais do que isso é altamente improvável, disse ele.
A cidade de Arkansas central de Greenbrier tinha sido atormentado por meses por centenas de pequenos tremores, e depois de ser acordado pelo maior terremoto que atingiu o estado em 35 anos, residentes nesta segunda-feira que está perturbado pela gravidade crescente e falta de aviso.
Os EUA Geological Survey registrou o terremoto de magnitude 4,7, às 11 h. Domingo, centrado apenas a nordeste de Greenbrier, cerca de 40 quilômetros ao norte de Little Rock. Foi o maior dos mais de 800 terremotos a atingir a área desde setembro em que está agora a ser chamado de terremoto Greenbrier enxame-Guy.
Cerca de duas dezenas de pequenos abalos foram registrados no Arkansas em um único dia.
A Associated Press contribuíram a esta história.
Read more: http://www.foxnews.com/scitech/2011/03/01/fracking-earthquakes-arkansas-man-experts-warn/#ixzz1I9TcDw2Y
Nenhum comentário:
Postar um comentário