domingo, 8 de maio de 2011

VENDO ALÉM III:TEM COCA AÍ NA GELADEIRA ?

Criminalização da folha de Coca


Quando os espanhóis chegaram ao ¨novo mundo¨ encontraram uma planta milagrosa e nutritiva. Mesmo assim, os colonizadores nunca viram com bons olhos o consumo por parte dos indígenas.


Logo a posição da Igreja Católica acentuaria o rechaço, e em meados do século XVI o Primeiro Concílio Eclesiástico, realizado em Lima (1551), solicitaria ao rei da espanhã oficialmente a proibição do consumo da folha de Coca, argumentando-se que tal planta teria propriedades maléficas por que os índios a utilizavam para adorar e invocar ao Satanás.


Um segundo Concílio, realizado em 1567, em Lima, ratificou-se o rechaço ao consumo da folha de Coca. Ocorreu assim o choque de duas civilizações e nesse enfrentamento a Coca saiu perdendo. De planta divina para a cultura inca, converteu-se em satânica para a Igreja Católica.


Em 1860, o químico alemão Albert Niemann descobre a cocaína, um dos 14 alcalóides que contêm a folha de Coca. Sigmund Freud publicou um ensaio ‘Über Coca (1884)’, analizando as propriedades da folha e recomendava para o tratamento de uma série de mal estares físicos provocados pela tensão nervosa e da fadiga. Mas, Freud cometeu um grave erro ao confundir a cocaína como a essência ou concentrado de Coca. Tal equívoco custou caro ao futuro da folha sagrada.


Em meados do século XX, em 1950, um informe elaborado pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas reconheceu o conteúdo com diversos nutrientes, vitaminas e minerais, em especial o cálcio. Infelizmente, este sería o único voto favoravel que obteria a folha sagrada a nivel mundial por que 11 anos depois, em 1961, a Convenção Única Sobre Drogas Narcóticas das Nações Unidas sobre substâncias psicotrópicas estabeleceu uma série de mecanismos de controle sobre o cultivo da Coca. Na prática as Nações Unidas haviam declarado guerra a folha sagrada dos Incas. Para piorar a situação e as contradições do tema, o próprio Peru firmou o dito convênio.


No ano de 1994, os presidentes do Peru e Bolívia assinaram a Declaração de Ilo, aonde buscaram a valorização da imagem da Coca, ficando ¨Acordado a constituição de uma comissão binacional de alto nível, coordenada pelos Ministérios de Relações Exteriores, com o papel de elaborar e executar uma estratégia conjunta de revalorização da folha de Coca, cujo principal objetivo será retirar a folha sagrada da lista número 1 da Convenção Única de 1961.¨


Já no ano de 2001, o Congresso Nacional Peruano retomou o tema e aprovou a moção N 785 que recomendava ao Executivo realizar uma gestão estratégica para a retirada da Lista 1 da Convenção Única de Entorpecentes. Mas o governo do presidente Alejandro Toledo preferiu ignorar tal recomendação e assassinar os costumes do povo que lhe elegeu.


Segue abaixo poema de Marina Escobar.


Por Marina Escobar


La coca andina es verde


y es mejor que la espinaca


de los popeyes del norte;


si comes coca no te drogas


si comes uva no te embriagas


Si erradican los cocales


que erradiquem los viñedos


cebada y cañaverales,


por qué estamos desde Noé


transformando alimentos


creyendo estar más contentos ?


A la coca la blanquean,


a la uva y la cebada la fermentan


a la caña la trituran.


Carajo qué hombres tan locos!, quizá es mejor ser animal.


Por Érico Massoli, coletivo Soylocoporti


Fontes:


La Coca, 2006, Jr. Miguel Zamora 148, Lima-Peru


LA COCA, geografia, história, Cultivo e Tradição nas províncias de Calca e a Convenção, 2006, René Ascue Muñiz – Cusco – Peru.


http://www.soylocoporti.org.br/

Nenhum comentário:

CABEÇA DE OSSO

CABEÇA DE OSSO
OSSO

VENDO DIFERENTE...

nesse blog tentaremos criar um ambiente em que toda forma de arte e crítica política e literária possa ser divulgada, especialmente a minha.quem gosta de literatura marginal aqui encontrou um espaço de discussão e criação.mudar idéias e concepções é a pretensão desse hulmide blog.
o que seria da humanidade sem os anormais?
sem os outlaws
o mundo seria destinado e destruído pela mesmice
precisamos de alguém para ver o contrário
quebrar modelos é o modelo
afinal no final das contas
não sobrará nada além da refeição dos vermes
vida longa então a todos desordeiros
arautos da nova era
que pagam o preço da incompreensão por sua criatividade
mas quem quer ser mesmo compreendido ?
pelos bigodes de Nietzsche!
não é esforço sobre humano
comer as orelhas de Van Gogh
beber Bukowski
vomitar Henry Miller
e calçar Artaud

sonhos

sonhos
e pesadelos

SEXO VIRTUAL

SEXO VIRTUAL

mesa da manhã

mesa da manhã

pitagoras

pitagoras
matemática

OUTDOOR

OUTDOOR

MENTE/PSICOCE

roda viva morte volte cão gato vaca humano retorne húmus vivo cresce amadurece procria devanece desaparece mente psicoce

cara

cara
de pedra