Sião
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Zion ( em hebraico : ציון ; vocalização Tiberian : Ṣiyyôn ; transliterado Tzion ou Tsion ) é um termo erroneamente transliterado que mais frequentemente se refere a Jerusalém e, por extensão, às vezes a bíblica Terra de Israel . A palavra é o primeiro encontrado em Samuel II, 5:7 que remonta ao longo de dois milênios e meio. Na Cabala o esotérico referência mais é feito para Tzion [ 1 ], sendo o ponto espiritual da qual emerge a realidade, situada no Santo dos Santos do Primeiro, Segundo e Terceiro Templo . É comumente chamado de uma montanha específica perto de Jerusalém ( Monte Sião ), no qual havia um jebuseu fortaleza de mesmo nome, que foi conquistada por Davi e foi nomeado a Cidade de Davi .
O termo Tzion veio a designar a área de Jerusalém, onde a fortaleza se encontrava e, mais tarde tornou-se uma metonímia de Salomão 'sTemplo de Jerusalém , a cidade de Jerusalém e, em geral, a Terra Prometida por vir . De acordo com a Bíblia hebraica , Deus habita entre os seus povos em Israel .
Conteúdo[ esconder ] |
[ editar ]Ortografia
O nome de Tzion aparece 108 vezes no Tanach (Bíblia Hebraica), e uma vez como HaTzion . [ 2 ] É escrito com Tzadi e não Zayin . [ 3 ] A forma comumente usada é uma transliteração aprovou mis-em Inglês com base no protestante alemão ortografia usar, [ 4 ] , onde z é sempre pronunciado [TS] (por exemplo, "Zog" [tso ː k]), daí Tsion na literatura alemã. A tz seria usado somente se a vogal anterior é curto, e daí o uso de Sião no século 19 alemão crítica bíblica obras. Esta grafia foi adotada porque, em alemão, a transliteração correta só pode ser processada a partir de uma instância de HaTzion em II Reis 23:17, onde a uma vogal é seguida por uma dupla consoante tz .
[ editar ]uso bíblico
Alguns exemplos do livro de Salmos , que têm sido frequentemente recitado e memorizado pelos judeus durante séculos, estado:
- " Junto aos rios de Babilônia , ali nos assentamos e, sim, nós choramos, quando nos lembramos Tzion ". (Salmos 137:1)
- "Porque há os que nos levaram cativos exige de nós uma canção, e os que desperdiçou nos exigido de nós alegria, dizendo: Cantai-nos uma música de Tzion. Como de entoaremos o da canção no Senhor um estranho? a terra Se eu esquecer de ti, ó Jerusalém, que minha mão direita perca sua destreza ;. Se não me lembrar de ti, deixa a minha língua apegar ao telhado da minha boca que eu não preferir Jerusalém acima da minha chefe. Lembre-se alegria, ó Senhor, os filhos de Edom no dia de Jerusalém, que disse, Raze ele , destruir -lo , até mesmo o seu fundamento, ó filha de Babilônia, que a arte de ser destruído, ele será feliz, que te retribui diretamente como tu nos atendeu ". (Salmos 137:3-8, itálico para palavras não o original em hebraico)
- "O SENHOR edifica Jerusalém, congrega os marginalizados de Israel Louvado seja o Senhor, ó Jerusalém; teu louvor a Deus, ó Tzion.." (Salmos 147:2,12)
[ editar ]A Filha do Tzion
Citado 26 vezes no [Tanakh]], alguns consideram a pequena colina de Jerusalém (se Monte Moriá , o Monte do Templo , ou outro morro) para ser o que se quer dizer com a frase bíblica "Filha de Tzion" - com a localização do montanha alta real (como descrito nos Salmos) que permanecem misteriosas. Outro verso enigmático, Zacarias 4:7 , parece referir-se a este monte, mas também é ambíguo, dependendo da pontuação. Em hebraico, se lê "Attah Mi Har-HaGadol Lifnei Zorobabel l'mishor ..." , o texto simples não tem pontuação, mas o Texto Massorético coloca uma pausa depois Har-HaGadol , significa "Quem é você, grande montanha Antes? Zorobabel, [você vai se tornar apenas] uma planície ... " No entanto, se a pausa é colocado a seguir Zorobabel , isso significaria, em vez "Quem és tu," grande montanha ", antes de Zorobabel? [Você é apenas] uma planície ..." Desde esse morro é onde Zorobabel construiu o Segundo Templo, que parece ser uma referência para a "Filha de Sião" (o morro), distinta de Tzion (a montanha).
No entanto, "Filha de Sião", e uma variedade de outros nomes como "filha de Jerusalém", também pode ser interpretado como se referindo a Jerusalém e do povo judeu personificado, ao invés de uma característica geográfica. [ 5 ]
No Novo Testamento, a Filha de Sião é a noiva de Cristo , também conhecida como a Igreja, de acordo com Paul. Neste sentido, o menor morro com o Monte do Templo é claro, a Filha de Sião, como geográfico ou "terrestre" manifestação da realidade espiritual, bem como o local animado e vivo da congregação humana.
[ editar ]sionismo
O termo "sionismo" inventado pelo austríaco Nathan Birnbaum , foi obtido a partir da prestação de Tzion alemão em seu diário Selbstemanzipation (Self Emancipação) em 1890. [ 6 ] sionismo como um movimento político iniciado em 1897 e apoiou um "lar nacional" , e depois um estado , para ojudeu pessoas em Palestina . O movimento sionista declarou o restabelecimento do seu Estado de Israel em 1948, na sequência da Organização das Nações Unidas Plano de Partilha da Palestina . Desde então, e com diferentes ideologias e dogmas , os sionistas têm-se centrado no desenvolvimento e na proteção deste estado.
Embora o sionismo é baseado, em parte, a Torá mitzvot que liga o povo judeu à terra bíblica de Israel, o movimento moderno é em grande parte secular . Na verdade, até 1967, a Tzion do Tanakh(a Cidade Velha de Jerusalém ), não foi mesmo dentro das fronteiras de Israel (apesar de Monte Sião -se, foi).
[ editar ]Anti-simbolismo escravidão
O anseio judeu pelo Sião, começando com a deportação e escravização de judeus durante ocativeiro babilônico , foi adotada como uma metáfora por Christian Black escravos nos Estados Unidos , e depois da Guerra Civil dos negros que ainda estavam oprimidos. Dessa forma, Sião simboliza um desejo por pessoas vagando por uma pátria segura. Isto poderia ser um lugar real, como a Etiópia para rastafáris , por exemplo. Para outros, ele assumiu uma forma mais espiritualde significado de um cofre espiritual pátria, como no céu , ou uma espécie de paz de espírito na vida presente.
[ editar ]Aprovação pelo movimento Rastafari
No movimento Rastafari , "Sião" representa um lugar utópico de, paz, unidade e liberdade, em oposição a " Babilônia ", o sistema de opressão e exploração do mundo ocidental e um lugar do mal.
Para rastafarianismo, Sião pode ser encontrada na África , e mais especificamente na Etiópia , onde o termo também é utilizado. Alguns Rastas acreditam que eles representam os verdadeiros filhos de Israel nos tempos modernos, e seu objetivo é repatriar para a África ou a Zion. Rasta Reggae é temperada com referências a Sião; entre os melhores exemplos conhecidos são o Bob Marley canções "Zion Train", "Iron Lion Zion ", o Bunny Wailer música "Rastaman" ("The Rasta vem de Sião, Rastaman Leão ! "), The Melodians canção" Rivers of Babylon "(baseado no Salmo 137:1,3,4), a música Bad Brains" Leaving Babylon ", de Damian Marley canção com Nas , "Road to Zion", The Abyssinians " "Encaminhar a Sião" e Kiddus eu s '"Graduation In Zion", que é caracterizado em 1977 raízes culto rock reggae filme "Rockers ". grupos de reggae como Steel Pulse e chá, cacau também tem muitas referências a Sião em suas várias canções. Nos últimos anos, tais referências também atravessou a música rock e pop, graças a artistas como OAR "Goes To Zion I", " Sublime , Lauryn Hill ,Boney M. ( Rivers of Babylon ), Fluid Minds "Sião", Dreadzone com a faixa-tinged reggae "Juventude. Sião", POD com a canção "Your Eyes Set to Zion (POD, mas com um ponto de vista cristão: Zion referindo-se ao reino espiritual de Deus), Trevor Hall com a música "To Zion", e as raízes da Austrália reggae roupa Vindan e Banda Zion, também Alcyon Massive (um reggae banda physcadelic no sul do Oregon) escreveu uma canção intitulada "Sião", que é actualmente muito popular.
" | Eu digo voar para casa para Sião, voar para casa ... Uma manhã luminosa quando meu trabalho é longo, o homem voará longe de casa ... Rastaman Chant | " |
[ editar ]Aprovação na teologia Mórmon
Ver artigo principal: Cidade de Sião (Mormonismo)
Uma transformação semelhante metafórico da expressão "Sião" ocorre no modernomovimento de Saint Últimos Dias , originárias dos Estados Unidos na década de 1830.Nesta interpretação, Zion se refere a um local específico para que os membros da igreja milenar devem ser reunidos para viver.
[ editar ]Na cultura popular
Zion é referenciado em vários meios de comunicação e grupos de animação. Por exemplo, na música há títulos de canções como To Zion , uma canção de Lauryn Hill , Road to Zion , de Damian Marley , Iron Lion Zion por Bob Marley , ou o Sião (David Bowie música) . No cinema,Zion é um metro humano controlado cidade fictícia em The Matrix (franquia) . Na literatura, Sião é uma estação espacial em 1984 o romance cyberpunk Neuromancer
Em fevereiro de 2011, o governo iraniano emitiu uma reclamação formal, afirmando que Grã-Bretanha logotipo dos Jogos Olímpicos 2012escrevia a palavra "Sião". Eles ameaçaram boicotar o evento caso a ofensiva "logo" não foi substituído.
[ editar ]Monte Tzion hoje
Hoje, Monte Sião se refere a uma colina ao sul da Cidade Velha 's bairro armênio , não para o Monte do Templo . Esta aparente datas erros de identificação da Idade Média , quando os peregrinos cristãos confundiram o apartamento relativamente grande cúpula, (o ponto mais alto da antiga Jerusalém) para o site original do templo judaico. A Igreja da Dormição (à direita) está localizado sobre a colina chamada hoje monte Tzion.
[ editar ]Veja também
[ editar ]Referências
- ^ http://www.shemayisrael.co.il/parsha/dimension/archives/devarim.htm
- ^ O Projeto Responsa: Versão 13 , Bar Ilan University, 2005
- ^ Kline, DE, A Comprehensive Dicionário Etimológico da Língua Hebraica para os leitores do Inglês , Carta de Jerusalém, da Universidade de Haifa, 1987, pp.XII-XIII
- ^ José Dixon, uma introdução geral com as Escrituras Sagradas: em uma série de dissertações, hermenêutica crítica e histórica , J. Murphy, 1853, p.132
- ^ Jaap Dekker, sólidas bases de rock Sião: um estudo exegético do texto Sião, em Isaías 28:16 , Brill, 2007, pp.269-270
- ^ De Lange, Nicholas, Uma Introdução ao Judaísmo , Cambridge University Press (2000), p. 30. ISBN 0-521-46624-5 .
- Ludlow, DH (Ed.). (1992) Vol. 4. Enciclopédia do Mormonismo . New York: Macmillan Publishing Company.
- McConkie, BR (1966). Doutrina Mórmon . (2 ª ed). Utah: Bookcraft.
- (Online) Disponível http://www.lds.org .
- Steven Zarlengo: Filha de Sião: Passado de Jerusalém, Presente e Futuro . (Dallas: Editora José, 2007).
[ editar ]Leitura complementar
- L. (2004) Kathryn Batto, Bernard F.; Roberts. Davi e de Sião: Estudos Bíblicos em Honra de JJM Roberts Eisenbrauns, EUA. ISBN 1575060922 .
Nenhum comentário:
Postar um comentário