quarta-feira, 23 de abril de 2008

O VALOR QUE O NADA TEM

Uma das perguntas mais comuns que se escuta nas primeiras aulas de filosofia é para que serve a filosofia. A princípio penso em responder para nada.A filosofia não serve para criar nenhum tipo de objeto como uma cadeira ou caneta. É um tipo de saber diferente.Tem como objeto o próprio ato de refletir, ao mesmo tempo, "serve"como uma forma de disciplinar o pensamento, lhe dar uma caminho, uma direção segura. O resultado dessa operação racional é o desenvolvimento de um tipo de racicíonio de índole investigativa que prima pela busca incessante de uma explicação única de um determinado fenômeno. Outra característica marcante da filosofia é criar ou desenvolver o pensamento crítico, por mais que isso pareça chavão.Isto porque quando nos perguntamos, a partir de raciocínio lógico, pela a origem de uma determinada coisa, nada mais estamos fazendo do que não aceitar padrões vigentes de pensamento e atitudes , não importando se político, econômico, ou religioso. Abre as portas, portanto, para criação de padrões novos de pensamento e o mais importante : para novas indagações, que são a força motriz das transformações culturais e políticas durante os tempos. Por essas e outra coisas ,que eu passaria a noite toda descrevendo, que descobri o grande valor do nada numa sociedade de caráter pragmático e consumista.

Nenhum comentário:

CABEÇA DE OSSO

CABEÇA DE OSSO
OSSO

VENDO DIFERENTE...

nesse blog tentaremos criar um ambiente em que toda forma de arte e crítica política e literária possa ser divulgada, especialmente a minha.quem gosta de literatura marginal aqui encontrou um espaço de discussão e criação.mudar idéias e concepções é a pretensão desse hulmide blog.
o que seria da humanidade sem os anormais?
sem os outlaws
o mundo seria destinado e destruído pela mesmice
precisamos de alguém para ver o contrário
quebrar modelos é o modelo
afinal no final das contas
não sobrará nada além da refeição dos vermes
vida longa então a todos desordeiros
arautos da nova era
que pagam o preço da incompreensão por sua criatividade
mas quem quer ser mesmo compreendido ?
pelos bigodes de Nietzsche!
não é esforço sobre humano
comer as orelhas de Van Gogh
beber Bukowski
vomitar Henry Miller
e calçar Artaud

sonhos

sonhos
e pesadelos

SEXO VIRTUAL

SEXO VIRTUAL

mesa da manhã

mesa da manhã

pitagoras

pitagoras
matemática

OUTDOOR

OUTDOOR

MENTE/PSICOCE

roda viva morte volte cão gato vaca humano retorne húmus vivo cresce amadurece procria devanece desaparece mente psicoce

cara

cara
de pedra